Uma marca bem posicionada no mercado exige uma paleta de cores definida. Ela é um conjunto de cores escolhidas diante de um estudo para a identidade visual do negócio, responsável por passar uma ideia, clareza, sentimento e sensações da marca.
A ideia é que a paleta de cores esteja presente em toda a comunicação visual do negócio, seja em suas redes sociais de forma digital ou em seu material gráfico, de forma física.
Clique AQUI e ganhe um Guia Kit de Marca.
Para profissionais, a paleta de cores pode ainda ser incorporada em looks, maquiagem, decoração de escritório, etc.
Mas afinal, o que ela é e porque é tão importante?
Como já citado, a paleta de cores é o conjunto de cores pré-determinadas para utilização na comunicação visual do negócio.
Ela é determinante para compor a identidade visual de uma empresa, afinal, cada cor expressa um sentimento em nós e a composição da paleta de cores é feita para transmitir essa mensagem.
São as cores que definem o estilo da marca, assim como a decoração. Já reparou que quarto de bebês em sua maioria são utilizadas cores claras, entre amarelo, azul, rosa, verde, mas sempre em tom pastel. Isso acontece porque são cores que transmitem mais calma e tranquilidade.
Sempre que possível, recorra a um profissional da área para definir a sua paleta de cores. Isso porque existe um estudo profundo para criar uma identidade visual completa e não apenas a definição de cores para a sua marca.
Porém, se está começando e já quer escolher uma paleta de cores de transmita a sua mensagem ao mundo, anota aí o significado de cada cor, de acordo com a psicologia das cores (estudo feito para compreender a influência das cores nas nossas emoções e sentidos).
Vermelho – Uma cor ligada a paixão, ira, calor, perigo, fúria, raiva, excitação.
Amarelo – Cor quente ligada a sabedoria, alegria, otimismo, riqueza, dinheiro, idealismo.
Laranja – Assim como o vermelho, transmite ideia de movimento – humor, energia, calor, extravagância, entusiasmo, amigabilidade, autoconfiança.
Roxo – Cor ligada a criatividade, erotismo, mistério, sabedoria, sensibilidade, místico, intimidade, riqueza, realeza.
Azul – A cor perfeita para áreas que precisam passar serenidade, tranquilidade, calmaria, lealdade, harmonia, confiança, frio.
Verde – A cor preferida para a área da saúde, transmite vitalidade, natureza, fertilidade, calmaria, perseverança, orgulho, boa sorte, juventude.
Preto – A preferida das mulheres e a de mais fácil combinação. Remete a formalidade, drama, sofisticação, segurança.
Rosa – Uma cor que expressa empatia, companheirismo, romance, ternura, afeto, sofisticação, doçura, feminilidade.
Marrom – Essa cor remete a terra, firmeza, simplicidade, estabilidade, confiança e conservadorismo.
Branco – O branco transmite paz, limpeza, simplicidade, honestidade, inocência, justiça, imparcialidade.
Prata – Essa cor transmite riqueza, glamour, fascínio, diferença, liso, suave, elegante, tecnológico.
Ouro – Para fechar, a cor ouro remete a preciosidade, dinheiro, extravagância, calor, riqueza, grandeza, prosperidade.
Agora que você sabe o significado das cores, que tal começar a criar a sua paleta de cores?
De acordo com algumas pesquisas, 93% dos consumidores consideram que a aparência visual do produto/marca contribuem para uma decisão positiva de compra e a “cor representa 85% da razão pela qual você compra um produto”, segundo Neil Patel do Quick Sprout.
Portanto as cores utilizadas para o seu branding de marca. Quando digo vermelho, rapidamente o seu cérebro associa a marcas como Coca-Cola ou McDonalds, certo?
Não é designer e quer escolher cores apropriadas para a sua marca, considere essas seis dicas:
4 ferramentas para você criar a sua paleta de cores hoje mesmo
Agora que você já sabe o que é a paleta de cores, sua importância e o que deve levar em consideração para criá-la, segue a dica de 4 ferramentas para você usar e criar a sua.
https://www.adobe.com/br/express/feature/design/color-palette
Este conteúdo te ajudou? Comente aqui embaixo se ficou com dúvidas e acompanhe nosso blog para mais informações.
Manter uma mentalidade positiva é um desafio, especialmente quando a vida apresenta dificuldades inesperadas. No…
Quer fazer uma renda extra? Confira agora cinco formas de renda extra online confiáveis para…
Se você acha que o Facebook é acabou, errou! Leia o artigo e aprenda como…
A produtividade está em baixa por aí? Conheça agora como usar a técnica Pomodoro para…
Se você cria conteúdo, anote aí 5 Podcast imperdíveis sobre Empreendedorismo e Marketing Digital para…
Já utiliza o Twitter na sua estratégia digital? Não?! Pois veja agora como usar o…